Blog: Ensino Médio Atual: Realidade e Perspectivas FuturasO projeto aprovado pela Câmara dos Deputad

O projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, ainda pendente de avaliação pelo Senado, propõe uma reorganização na distribuição da carga horária das disciplinas obrigatórias no Novo Ensino Médio. As entidades estão analisando as principais mudanças propostas.

Professora fazendo uma pergunta ao aluno, crianças aprendendo na sala de aula e assinando lição de casa no livro escola para ensinar educador lendo caderno infantil e grupo trabalhando juntos para avaliação

Entre os pontos destacados pelo projeto estão:

Aumento da carga horária das disciplinas obrigatórias, como português e matemática, e uma redução na parte optativa do currículo;
Definição mais precisa do que pode ser oferecido como "itinerário formativo", que são as disciplinas que o aluno escolhe cursar;
Maior flexibilidade nos cursos técnicos, permitindo que as disciplinas eletivas ocupem uma parte maior da carga horária apenas nesses casos.
No entanto, essa proposta ainda precisa passar pelo crivo do Senado, onde podem ser feitas alterações no texto. A data para essa etapa ainda não foi definida.

Desde sua implementação em 2022, o Novo Ensino Médio tem sido alvo de críticas, levando o governo federal a enviar um projeto de lei ao Congresso em outubro de 2023 para ajustar alguns aspectos.

Pessoas de visão lateral corrigindo erros gramaticais

Atualmente, as escolas públicas e privadas seguem uma carga horária de 1.800 horas para disciplinas obrigatórias, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de 1.200 horas para disciplinas optativas ou itinerários formativos escolhidos pelos alunos ou cursos técnicos.

Com as mudanças propostas e aprovadas pela Câmara, a carga horária para disciplinas obrigatórias aumentaria para 2.400 horas, enquanto as optativas seriam reduzidas para 600 horas.

Entidades do setor, como Todos Pela Educação e associações estudantis como UBES, UNE e ANPG, veem o aumento da carga horária nas disciplinas obrigatórias de forma positiva, pois é esse conteúdo que geralmente é cobrado em processos seletivos e vestibulares.

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